Envie sua notícia pra praxisufmg@gmail.com

2 de mar. de 2010

Audiência Pública sobre "Torres Gêmeas" do Santa Tereza


Na última sexta-feira, dia 26/02, foi realizada na Assembléia Legislativa de MG uma Audiência Pública para debater a situação do Residencial Saint Martin, localizado no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. Os dois prédios inacabados, mais conhecidos como “Torres Gêmeas”, foram ocupados há cerca de 15 anos. Uma ordem judicial de reintegração de posse em favor da massa falida das construtoras ICC e Jet foi emitida mas, até hoje, não executada. Foi realizada uma vistoria pela Sudecap, ordenada pelo prefeito, a fim de se avaliar a estabilidade estrutural dos edifícios.
“A solução apontada pelo advogado Fábio Santos seria a tomada de um empréstimo pela linha de Crédito Solidário do Ministério das Cidades, para pagar R$ 1,8 milhão à massa falida e o restante para concluir a construção dos prédios, sem desalojar os moradores. Em seguida, as unidades seriam vendidas pelo Sistema de Financiamento Habitacional por cerca de R$ 35 mil, para que as famílias pagassem como pudessem. O deputado Durval Ângelo disse que intermediou as negociações do Crédito Solidário com o ex-prefeito Fernando Pimentel, a pedido do cardeal dom Serafim, e que os recursos chegaram a ser disponibilizados para a prefeitura, mas retornaram ao Ministério das Cidades porque os moradores não possuíam garantias para oferecer.” (Fonte: http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/not_781393.asp)
As mais de 160 famílias continuam dispostas a lutar pois sabem que, caso haja a reintegração de posse, muitas não terão para onde ir ou irão morar distantes do Centro, do trabalho, do hospital, do metrô etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário