Envie sua notícia pra praxisufmg@gmail.com

18 de mai. de 2010

Marcha pela paz e contra despejo de ocupações urbanas

Na última sexta feira, dia 14 de maio, após cinco dias de intensa mobilização na capital mineira, as famílias de Camilo Torres, Irmã Dorothy e Dandara retornaram para suas comunidades. Tudo começou na segunda feira, dia 10 de maio, com uma Marcha pela Paz contra o Despejo que caminhou do Bairro Céu Azul, na Região da Pampulha, até o Centro de Belo Horizonte, percorrendo mais de 20 Km.

Na terça feira, dia 11 de maio, foi realizada uma ocupação surpresa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Urbano (SEDRU), onde fica a COHAB-MG. Esta ação visava pressionar uma reunião com o Governador Anastasia a fim de obter a intermediação do Governo Estadual no conflito que envolve as três comunidades.




Em assembléia, decidiu-se então ocupar um espaço público até que viesse a data de reunião com o Governador do Estado. O local escolhido foi a Praça 7, onde passarm três dias e três noites seguidas.

Diante da persistente luta das Ocupações, o Governador Anastasia telefonou para o Secretário Manoel Costa (SEARA) para que recebesse as comunidades em reunião e ouvisse as exigências. Apesar da reunião com o Governador ainda não ter sido marcada, as comunidades avaliam que a última semana foi histórica para o movimento popular em Belo Horizonte. Para eles houve um resgate das ocupações de praças públicas, muito comuns no final da década de 1980 e início de 1990, e uma confirmação para a cidade da força dessas Comunidades que sintetizam o sonho de milhares de pessoas por uma nova cidade, por uma nova sociedade.

Fonte: blog Ocupação Dandara

Nenhum comentário:

Postar um comentário